segunda-feira, 31 de outubro de 2011

cadê as fotos, chefe?

Olá a todos!

Para não travar o servidor do blogger, acostumado com a falta de frequencia desse chefe/editor, nos próximos dias iremos publicar as fotos das últimas atividades dos lobinhos.

Em doses homeopáticas, para não acostumar mal, hehe.

Melhor possível!!
Chefe Nélio

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

calendário | final do ano

Olá a todos!

Vamos dar uma revisada no nosso calendário até o final desse ano:

29-out - Atividade Externa: Corpo de Bombeiros

5-nov - Atividade de sede
    -13h: Especialidades (Última oportunidade para as especialidades de 2011)
    -15h: Reunião de pais (Acampamento de grupo, cerimônias de integração dos novos lobos, orçamento, 2012, etc)
   
12 a 14-nov - XXIII Acampamento de Grupo
   Somente lobos registrados na UEB e com as mensalidades em dia. Logo mandaremos uma relação dos lobos que devem pagar proporcionalmente os valores do acampamento.

19-nov - Visita ao Lar Bussocaba
   Na reunião de pais daremos mais detalhes dessa atividade, que deve envolver todo GE.

26-nov - Festa XXIII Aniversário GE Jabuti
   Deve acontecer no CDC do Parque Continental, logo teremos mais notícias vinda da Direção.

3-dez - Atividade externa - Encerramento Ano (Estúdio de Rádio)

Melhor possível!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

atividade de 29/10 | visita ao corpo de bombeiros

Olá a todos!

Seguem alguns avisos sobre a visita ao Corpo de Bombeiros de Osasco (mapa), em 22/10. 

Nosso ponto de encontro, tanto na ida quanto na volta, será o Mercado Extra (antigo Comprebem, mapa), no Parque Continental.

Os lobinhos deverão estar uniformizados, e com uma camiseta com motivo escoteiro por baixo do uniforme. As meninas não podem esquecer de vestir um shorts por baixo da saia.

Somente lobinhos registrados na UEB poderão participar dessa atividade.

O custo dessa atividade será de R$5.

Saíremos do Mercado Extra às 7h30. Aconselhamos que as crianças já venham com café tomado.

Conheceremos a rotina dos bombeiros, e ficaremos para fazer uma atividade no Parque (mapa) ao lado.

Devemos estar de volta no Mercado Extra às 15h.

Para o almoço faremos lanche comunitário. Como recomendamos, sem exageros: a criança irá carregar suas próprias coisas. Aconselhamos frutas, barras de cereais, lanche natural. Salgadinhos não sustentam e só dão sede. Levar as frutas descascadas e cortadas, para evitar que a criança necessite de objetos cortantes.

O que levar:
cantil ou garrafa de água;
remédios em uso (avisar a chefia, e apontar na ficha médica);
cobertura do uniforme (ou boné/chapéu para quem não tem);
protetor solar;
frutas, barras de cereais, lanche natural;
café da manhã;
lanche para o almoço;
caneca ou copo (de plástico);
capa de chuva;
agasalho;
mochila, pra guardar tudo isso.

O que não levar: 
refrigerante;
dinheiro;
celular;
faca com ponta;
máquina fotográfica.

Quem não atualizou a ficha médica, favor providenciar o preenchimento antes da nossa saída. Iremos atualizar essa ficha semestralmente.

Melhor possível!
Nélio Matos


terça-feira, 4 de outubro de 2011

dia do Lobinho | 04/10

Segue texto divulgado hoje em um comunicado da União dos Escoteiros do Brasil, em homenagem ao Dia do Lobinho.



4 de Outubro – Dia do Lobinho
Dia 4 de outubro foi definido como o Dia do Lobinho em homenagem ao patrono do Ramo, Francisco de Assis, um personagem que representa valores e condutas que servem de exemplo.
A juventude de Francisco de Assis, apesar de haver transcorrido por volta do ano 1200, bem que podia se comparar com a vida de certos jovens de hoje em dia: filho de uma família rica, não havia festa de que ele não participasse; nos torneios entre os nobres, se destacava por sua galhardia e elegância; por toda a parte, esbanjava dinheiro, entusiasmo e amor pela aventura.
Entre os 20 e 22 anos se produziu em sua vida um processo de reflexão e uma busca de Deus não isenta de tropeços, já que na mesma época teve que empunhar armas em defesa de sua cidade natal, atravessar a dura prova de um ano de prisão e enfrentar uma séria doença.
Depois desse período, sua vida passou por uma mudança profunda, que o converteu em uma pessoa muito diferente: renunciou à vida mundana, à sua herança, aos torneios e às festas; deu aos outros tudo o que tinha; dedicou muitas horas à oração e à vida apostólica e escolheu viver com simplicidade e humildade, inteiramente dedicado ao serviço aos mais pobres e ao anúncio do Evangelho.
Foi tão grande a força de sua mensagem e o testemunho de seus atos que outros jovens se uniram prontamente a sua obra e, antes que Francisco completasse 40 anos, eram mais de 5.000 os religiosos da Ordem Franciscana, que haviam aprendido de seus lábios e pelo seu exemplo que "a perfeita alegria consiste em aceitar com ânimo, por amor de Cristo, toda a sorte de tristezas e de dores".
A caridade de Francisco se expressa em um apostolado tão aberto e universal que sua figura transcende o mundo católico e se converte, hoje, em exemplo para todos. Para ele, nunca existiu um homem que fosse estranho a seu coração: os leprosos, os marginais, os nobres e os plebeus, cristãos e muçulmanos, todos foram seus irmãos.
Mais, ainda: ninguém como Francisco confraternizou com o universo inteiro - foi irmão do sol, da água, das estrelas, das aves e das feras.
Francisco, testemunho de humildade, amante da natureza, amigo dos animais e, sobretudo, servo de Deus, é o companheiro ideal para ajudar lobinhos e lobinhas em seu desenvolvimento espiritual.
O Ramo Lobinho:
Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden-Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 e 18 anos.
Os meninos pequenos também queriam entrar na brincadeira, mas os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.  Então, B-P começou a pensar em oferecer as atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria que o programa para eles tivesse suas próprias características, não que fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.
Com o trabalho de organização da enfermeira Vera Barclay, sua colaboradora entusiasta, Baden Powell preparou um livro para o novo Ramo, intitulado "The Wolf Cub's Handbook" (traduzido no Brasil como Manual do Lobinho), publicado em 2 de dezembro de 1916, data considerada como de fundação do Ramo Lobinho.
Textos adaptados do Manual do Escotista Ramo Lobinho e do Escotistas em Ação Ramo Lobinho

Melhor possível!
Nélio Matos